Seja bem vindo ao Rondonia Live! Sua fonte de informação em tempo real.
sábado , 13 julho 2024
Webmail: contato@rondonialive.com
Geral

Rondônia e Costa do Marfim estreitam laços para intercâmbio em recursos animais e pescados

O acordo impulsiona o intercâmbio econômico entre as regiões, e fortalece os laços culturais e ambientais

Texto: Isadora Estolano Fotos: Marcos Antônio Secom – Governo de Rondônia

Assinatura do Memorando de Entendimento, entre Rondônia e República da Costa do Marfim

Com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas em recursos animais e pescados, concentrando esforços no desenvolvimento do peixe Tambaqui, nativo da região Norte do Brasil, o Governo de Rondônia, em parceria com a República da Costa do Marfim oficializaram na quinta-feira (2), o ‘Memorando de Entendimento’ durante cerimônia, na Embaixada da Costa do Marfim, em Brasília.

As negociações para o memorando foram conduzidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), através da Invest Rondônia, iniciadas em março de 2023, e foram impulsionadas pelo Rondônia Day Brasília, em março de 2024, sediado na embaixada, fortalecendo os vínculos entre as economias rondoniense e marfinense. Além da troca de boas práticas, o documento prevê a promoção de intercâmbio comercial por meio de missões empresariais e compartilhamento de informações estratégicas para exportação e importação de produtos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o acordo reflete as ações e investimentos do Estado para o desenvolvimento sustentável e ampliação das oportunidades para população. A colaboração entre Rondônia e Costa do Marfim abrirá novos caminhos para aprimorar as práticas e fortalecer o mercado de pescados.

Boas práticas do pescado de Rondônia são reconhecidas durante evento

De acordo com o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, a oficialização da parceria é importante para o desenvolvimento regional. “É um avanço significativo para produção e comercialização do Tambaqui, um peixe que parte da nossa cultura, e, também sustenta muitas famílias em Rondônia. Com o apoio da Costa do Marfim, estamos confiantes em aprimorar as práticas e expandir o mercado”, destacou.

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

O documento entra em vigor imediatamente, e prevê reuniões regulares para acompanhamento e avaliação das ações previstas, que englobam programações comerciais nas duas regiões. O acordo, além de impulsionar o intercâmbio econômico entre as regiões, também fortalece os laços culturais e ambientais, reforçando o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável.

A coordenadora de Atração de Investimentos, Kivia Vilarim falou do horizonte promissor para o setor. “A assinatura do memorando representa o fortalecimento da economia do Estado, através da abertura de novos mercados para produção local, especialmente para os produtores de Tambaqui. Estamos dedicados para ampliação de mercados existentes e abertura de novas possibilidades de comercialização. Rondônia já vem alimentando o mundo, estamos trabalhando para que nossa produção chegue ainda mais longe”, afirmou.

Participaram do evento, as autoridades marfinenses; ministro dos Recursos Animais e Haliêuticos da República da Costa do Marfim, Sidi Tiemoko Touré; embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Diamouténé Alassane Zié. O Governo Federal brasileiro esteve representado por autoridades como o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (Apex Brasil), Jorge Viana; diretor-geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/Itamaraty), Ruy Carlos Pereira; além de embaixadores de outras nações africanas.

Artigos Relacionados

DestaquesGeral

Tenda Família Cidadã atenderá o assentamento Joana Darc I na zona rural de Porto Velho

Atendimentos acontecerão no próximo sábado (06), das 9h às 14h, na Escola...

DestaquesGeral

Prefeitura de Porto Velho realiza busca ativa em residências para resgatar cobertura vacinal

Campanha do Ministério da Saúde quer garantir a imunização de crianças menores...

DestaquesGeral

Maior evento de previdência pública do Brasil atribui 1º lugar ao Iperon em governança previdenciária 

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) recebeu...

DestaquesGeral

Inscrições para cursos remotos profissionalizantes na área de gestão seguem até segunda-feira, 8

Estão abertas até segunda-feira (8), inscrições para cursos profissionalizantes remotos que vão...