Seja bem vindo ao Rondonia Live! Sua fonte de informação em tempo real.
sábado , 13 julho 2024
Webmail: contato@rondonialive.com
DestaquesRondônia

Prefeitura de Porto Velho recolhe 7 mil toneladas de lixo somente nos primeiros cinco meses de 2024

Os esforços para manter Porto Velho sempre limpa e bem cuidada não param, e a prova disso é que somente nos primeiros cinco meses de 2024, cerca de 7 mil toneladas de lixo já foram recolhidas na cidade. “A importância do nosso trabalho, vai muito além da limpeza e da estética de uma cidade bem cuidada. O que queremos mesmo é mais saúde e mais qualidade de vida para as pessoas”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Cleberson Pacheco.A Prefeitura, por meio da Semusb, mantém equipes trabalhando dia e noite, inclusive nos feriados e em período de grandes eventos, como o carnaval, por exemplo. Mutirões de limpeza são realizados diariamente, atendendo às principais vias e bairros inteiros. São executados serviços de roço, varrição, capina, raspagem, rastelagem, recolhimento de lixo, desobstrução de bueiros e pintura do meio-fio, entre outras ações. Mutirões também são realizados nos distritos da BR e do baixo Madeira.

E para minimizar ao máximo os transtornos com pontos de alagamentos, equipes da Semusb também trabalham na limpeza de bueiros, ‘bocas de lobo’ e do sistema de drenagem como um todo. “De janeiro a maio deste ano, conseguimos desobstruir 242 bueiros que estavam entupidos, por causa de lixos, entulhos e até mesmo carcaça de móveis, pneus e peças de carros que são descartados de forma irregular. Esse material entope o sistema de drenagem da cidade e causa alagamentos, perdas materiais e perigo para a saúde dos munícipes”, lamentou o secretário da Semusb.TRABALHADORESCleberson Pacheco destaca o trabalho, dedicação e o esforço dos garis, por cuidarem tão bem da cidade. Ele afirma que são quatro equipes trabalhando, cada uma composta por 13 pessoas, incluindo 26 roçadores que atendem a capital e os distritos. No total, são 300 pessoas.“Eles são designados para várias regiões, realizam operações em 52 praças sob nossa responsabilidade, além de atuarem nos bairros, ruas e avenidas. Trabalhamos de manhã, tarde e à noite para dar conta do volume de serviço e deixar a nossa cidade com um aspecto melhor a cada dia, para o bem da população”, disse o secretário.

Além da cidade, praças, mercados, parques e outros equipamentos públicos, os trabalhadores ainda realizam mutirão de limpeza nos cemitérios, especialmente serviços de roçagem, tendo em vista que o mato cresce rapidamente, principalmente no período chuvoso.O trabalho manual conta com ajuda mecanizada, por meio de retroescavadeira, motoniveladora (patrol), pá carregadeira, mini carregadeira, caminhão caçamba, caminhão vassoura e o chamado ‘tatuzão’, utilizado para lançar fortes jatos de água e desobstruir a rede de drenagem.“Queremos mais uma vez parabenizar a todos pelo Dia do Gari, comemorado em 16 de maio no Brasil. O trabalho de cada um deles é fundamental para termos uma cidade mais limpa, mais bonita e mais saudável”, completou Cleberson Pacheco.

CAIXAS COLETORASCleberson Pacheco afirma que a desobstrução das caixas coletoras, também chamadas de ‘bocas de lobo’ e dos bueiros representam um grande desafio para a Semusb, por se tratar de um trabalho preventivo para evitar pontos de alagamentos e transtornos para os munícipes no período chuvoso. Em 2023, conforme o secretário, foram realizadas 672 desobstruções de caixas coletoras.O trabalho é feito, geralmente, de forma manual, utilizando enxadas e pás para retirar lixos, entulhos e terra acumulada nesses locais. Muitas vezes é necessário utilizar o caminhão ‘tatuzão’ ou até mesmo substituir manilhas para resolver o problema.CANTEIROS E CALÇADASA Semusb também é a responsável pela revitalização dos canteiros e calçadas, a exemplo do trabalho que vem sendo realizado ao longo da av. Jorge Teixeira (BR-319). O secretário disse que foram concluídos sete quarteirões de calçadas, no trecho entre o antigo Trevo do Roque e a avenida Pinheiro Machado.

Foram revitalizadas, ainda, as calçadas do Mercado do Pescado, na Estrada do Belmont, bairro Nacional, Mercado Central, Mercado do KM 1 e do Canal dos Tanques, entre outros pontos, como na região central de Porto Velho, proporcionando mais segurança aos pedestres. “Também estamos revitalizando o prédio do relógio”, completou.

APELO

O secretário da Semusb pede que as pessoas colaborem para manter a cidade limpa, e que não façam descarte irregular dos resíduos. Sendo necessário, os munícipes podem solicitar os serviços pelo e-mail gab.semusb@gmail.com. Se preferir, pode ir pessoalmente à sede da Semusb, na rua Aparício Moraes, nº 3186, bairro Industrial.

Texto: Augusto Soares
Foto: Ana Flávia Venâncio/ Semusb

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Artigos Relacionados

Rondônia

Semesc trabalha para assegurar recursos para novos projetos em Porto Velho

A Secretaria foi criada para destravar obras paralisadas, acompanhamento e gestão dos...

Rondônia

Prefeitura de Porto Velho realiza consulta pública para oficializar nome das ruas do bairro Nova Esperança

Ação é necessária para prosseguir com o processo de regularização fundiária do...

DestaquesGeral

Tenda Família Cidadã atenderá o assentamento Joana Darc I na zona rural de Porto Velho

Atendimentos acontecerão no próximo sábado (06), das 9h às 14h, na Escola...

DestaquesGeral

Prefeitura de Porto Velho realiza busca ativa em residências para resgatar cobertura vacinal

Campanha do Ministério da Saúde quer garantir a imunização de crianças menores...