Seja bem vindo ao Rondonia Live! Sua fonte de informação em tempo real.
quarta-feira , 10 julho 2024
Webmail: contato@rondonialive.com
DestaquesGeral

Prefeitura de Porto Velho realiza busca ativa em residências para resgatar cobertura vacinal

Campanha do Ministério da Saúde quer garantir a imunização de crianças menores de 5 anos

O objetivo é garantir a imunização de crianças menores de 5 anosO trabalho das equipes de saúde em busca de prevenção de doenças e proteção da saúde não para. Através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os profissionais que atuam na rede municipal estão realizando o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo, além de outras vacinas preconizadas.

A estratégia, coordenada pelo Ministério da Saúde, é executada pela Prefeitura de Porto Velho. O objetivo é garantir a imunização de crianças menores de 5 anos que não tomaram ou estão com o esquema de vacinas preconizadas incompleto.

As atividades são realizadas por profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). Na semana passada, esses servidores participaram de capacitação técnica para serem multiplicadores e desenvolverem as ações.

O trabalho consiste em visita casa a casa

“A intenção do Ministério da Saúde é que possamos buscar essas crianças que não foram imunizadas contra a pólio e o sarampo, além das outras vacinas que estão disponíveis. Esse monitoramento é uma estratégia para garantir a proteção de rebanho das nossas crianças e garantir que elas se desenvolvam com saúde”, explica Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa.

O MEV está acontecendo em todo o país. Em Porto Velho, a ação é desenvolvida nas zonas urbana ou rural por técnicos em enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e gerentes de unidades, integrantes das equipes de estratégia de saúde da família.

O trabalho consiste em visita casa a casa, onde os profissionais verificam se naquela residência reside alguma criança com o esquema vacinal incompleto. Caso isso seja constatado, o paciente é direcionado para receber a vacinação.

A vacina é o método preventivo mais eficaz no caso da poliomielite

Secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, destaca a importância do serviço para as crianças. “Sem dúvidas, essa ação é muito positiva e necessária para as nossas crianças. Saúde é um direito de todos e a vacina faz parte disso. Por isso, nós temos trabalhado muito, com todos os esforços, para ofertar uma saúde cada vez melhor à população”.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Monitoramento das Estratégias de Vacinação segue até o próximo dia 30 de julho. Portanto, a Semusa reforça o pedido para que os pais ou responsáveis atendam as equipes de saúde, devidamente uniformizadas, em suas casas.

Poliomielite

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacina é o método preventivo mais eficaz nesse caso.

O sarampo é uma doença infecciosa grave

A campanha deste ano, realizada em todo o país, teve apenas 12,95% do público alvo do Brasil vacinado. Em Porto Velho, a procura também foi baixa, com apenas 1.393 crianças imunizadas, atingindo a cobertura vacinal de 5,13%.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal.O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. Segundo o Ministério da Saúde, a infecção é tão contagiosa que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Em Porto Velho, dados da Divisão de Imunização apontam que, em 2023, somente 47% da população alvo completou o esquema vacinal contra o sarampo, situação que reforça a necessidade da busca ativa realizada através do MEV.

Texto: João Muniz
Foto: Leandro Morais/ Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Artigos Relacionados

DestaquesGeral

Tenda Família Cidadã atenderá o assentamento Joana Darc I na zona rural de Porto Velho

Atendimentos acontecerão no próximo sábado (06), das 9h às 14h, na Escola...

DestaquesGeral

Maior evento de previdência pública do Brasil atribui 1º lugar ao Iperon em governança previdenciária 

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) recebeu...

DestaquesGeral

Inscrições para cursos remotos profissionalizantes na área de gestão seguem até segunda-feira, 8

Estão abertas até segunda-feira (8), inscrições para cursos profissionalizantes remotos que vão...

DestaquesPolítica

Governo Lula investiu R$ 87 milhões em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus participa da retomada das obras do Morar Melhor 2...