Seja bem vindo ao Rondonia Live! Sua fonte de informação em tempo real.
quarta-feira , 10 julho 2024
Webmail: contato@rondonialive.com
Saúde

Prefeitura de Porto Velho lança o 4º anuário estatístico com dados territoriais, socioeconômicos, geográficos e ambientais de 2013-2020

O documento é uma ferramenta crucial para a tomada de decisões dos setores público e privado

Documento visa ajudar o município na tomada de decisões dos setores público e privadoCom o objetivo de reunir os dados que consolidam os indicadores estatísticos para a análise dos aspectos territoriais, socioeconômicos, geográficos e ambientais do município, a Prefeitura de Porto Velho, através do Departamento de Pesquisa, Estatística e Indicadores (DPEI), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), lança em uma série histórica a 4ª versão do Anuário Estatístico de 2013 a 2020.

Com a apresentação dos dados, é possível identificar padrões e tendências, permitindo compreender melhor o desempenho de cada área, levando a conclusões estratégicas e facilitando a tomada de decisão, além de prever riscos e incertezas, fornecer informações, baseadas em uma análise mais profunda. Outro fator importante é que além de apresentar informações relevantes, o anuário estatístico tem por finalidade ajudar o município na tomada de decisões dos setores público e privado.

De acordo com Carla Caroline Soares dos Santos, diretora do DPEI da Sempog, a primeira versão do anuário foi lançada em 2018, contendo dois volumes (2000-2009 e 2010-2016). Em 2022 (2012-2019), a Sempog lançou o 3º volume e, fazendo parte da série histórica para este ano, a 4ª versão do período de oito anos (2013-2020) contém os dados mais importantes sobre o planejamento territorial do município, além de conter dados estatísticos demográficos, dados sobre qualidade de vida, infraestrutura, dados financeiros, geográficos e ambientais entre outros.

Até o final do ano, serão divulgados os dados referentes ao anuário de 2014 a 2021“O anuário é um documento técnico, com dados estatísticos de vários segmentos, que auxilia na tomada de decisões como um todo. A nossa meta agora é fazer uma publicação bienal, porque em foi em 2018, a outra em 2022 e a outra em 2024 e a nossa meta é fazer essa publicação de dois em dois anos”, completou Carla Caroline.

DISTRIBUIÇÃO E IMPRESSÃO

Segundo a Sempog, em 2018, 500 cópias do Anuário Estatístico 2010 a 2016 foram distribuídas em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além de faculdades, universidades e bibliotecas públicas. O anuário estatístico de 2013-2020, já está disponível em versão digital no site da Sempog. A versão impressa do anuário vai ser divulgada e distribuída ainda este ano.

OUTROS PROJETOS

De acordo ainda com a Sempog, até o final do ano, serão divulgados os dados referentes ao anuário de 2014 a 2021. Outro projeto já em andamento pela secretaria é o “Observatório Municipal”, que vai conter todas as informações do município de Porto Velho de fácil acesso ao público, pesquisadores e servidores para que os dados divulgados sejam usados como variáveis para o desenvolvimento de novos projetos e ações voltadas para a região.

Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Sempog

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Artigos Relacionados

Saúde

Mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos foram realizados em 5 meses no Hospital de Base

Com o objetivo de atender às demandas da população e dar andamento...

Saúde

Campanha Junho Vermelho mobiliza servidores para doação de sangue, nos dias 3 e 4 julho em Porto Velho

A união para abastecer os estoques de sangue no estado terá uma ação...

DestaquesSaúde

No dia da vacina BCG, Semusa destaca a importância do imunizante para a saúde pública

Dose previne as pessoas das formas graves da tuberculose BCG é uma...

DestaquesSaúde

Rio baixo e barranco alto tornam ainda mais desafiador o trabalho dos profissionais a bordo da embarcação

Equipe de imunização realiza maratonas para levar proteção de casa em casa...