Seja bem vindo ao Rondonia Live! Sua fonte de informação em tempo real.
sábado , 13 julho 2024
Webmail: contato@rondonialive.com
DestaquesGeral

Governo de RO lança 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá

O lançamento oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá ocorreu na sexta-feira (31), e contou com a participação dos representantes dos 32 grupos folclóricos de quadrilhas juninas e bois-bumbás. O arraial Flor do Maracujá é organizado pelo governo de Rondônia, e está programado para acontecer de 21 a 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância cultural do evento, ressaltando o reconhecimento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado.“O Arraial Flor do Maracujá promove a nossa cultura e tradições. São 40 edições em que o estado busca estimular o comércio, e assim, gerar oportunidades de emprego para os moradores da região. O sucesso desse evento é resultado do engajamento dos grupos em realizarem apresentações grandiosas”, ressaltou.Durante o lançamento, os grupos folclóricos realizaram uma apresentação, com a presença dos presidentes de cada agremiação. A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), órgão do governo, que está à frente da organização do evento, também realizou homenagens à professora Maria de Nazaré, uma das pioneiras do arraial.

APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS

A solenidade de lançamento destacou a história e importância cultural do Arraial Flor do Maracujá, desde sua origem na década de 50 até os dias atuais. Na ocasião, a Quadrilha Junina Rádio Farol, campeã da 39ª edição, realizada em 2023, fez uma apresentação com o grupo de cangaceiros. 

O grupo de Boi-Bumbá Marronzinho, vencedor da categoria de bois em 2023, também se apresentou no lançamento. Cunhaporanga, Sinhazinha, Levantador de toadas, Rainha do Folclore e boi levaram emoção e entusiasmo, gerando expectativa para a população que estava na solenidade.

Para o secretário da Sejucel, Junior Lopes, a trajetória histórica do Arraial demonstra a relevância da 40ª edição do Arraial como instrumento para promoção e preservação dessa manifestação cultural para Rondônia.  “É fundamental que o estado possibilite a visibilidade aos talentos que temos no estado. O Flor do Maracujá, na sua 40ª edição é mais um espaço aos artistas locais para fortalecer a cultura com uma identidade artística”, evidenciou.

Com o lançamento oficial, o Arraial Flor do Maracujá inicia mais uma edição, prometendo celebrar as tradições locais e encantar o público com sua rica programação cultural. Para essa edição, é esperado ultrapassar mais de 150 mil visitantes que estiveram nas 10 noites, em 2023.

SERVIÇO

40° Arraial Flor do Maracujá
Local: Parque dos Tanques, na Avenida Lauro Sodré, n° 3.102, Bairro Nacional
Período: 21 a 30 de junho
Horário: A partir das 19h (parque aberto para visitantes)

Artigos Relacionados

DestaquesGeral

Tenda Família Cidadã atenderá o assentamento Joana Darc I na zona rural de Porto Velho

Atendimentos acontecerão no próximo sábado (06), das 9h às 14h, na Escola...

DestaquesGeral

Prefeitura de Porto Velho realiza busca ativa em residências para resgatar cobertura vacinal

Campanha do Ministério da Saúde quer garantir a imunização de crianças menores...

DestaquesGeral

Maior evento de previdência pública do Brasil atribui 1º lugar ao Iperon em governança previdenciária 

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) recebeu...

DestaquesGeral

Inscrições para cursos remotos profissionalizantes na área de gestão seguem até segunda-feira, 8

Estão abertas até segunda-feira (8), inscrições para cursos profissionalizantes remotos que vão...