Seja bem vindo ao Rondonia Live! Sua fonte de informação em tempo real.
quarta-feira , 17 julho 2024
Webmail: contato@rondonialive.com
BLOLG

Artista potiguar tem arte estampada em coleção das Havaianas

Divulgação/Havaianas

A arte contemporânea se encontra com a moda nos traços do artista plástico potiguar, Vicente Santeiro, que assumiu este ano a responsabilidade de estampar a nova coleção das sandálias Havaianas, chamada de “Quebrada Cria”.

Nascido Tiago Vicente, em Natal, o agora conhecido Vicente Santeiro mergulhou no universo artístico desde cedo, preenchendo cadernos escolares com rabiscos que já revelavam habilidade com o desenho criativo.

A carreira profissional decolou aos 20 anos, em 2000, e agora, aos 43 anos, ele traz um histórico repleto de realizações no cenário cultural do Brasil e do mundo.

Com trabalhos exibidos em terras europeias e norte-americanas, Vicente Santeiro provou que sua arte não conhece fronteiras.

O potiguar teve momentos marcantes que solidificaram seu nome no cenário artístico. Em 2011, ele foi indicado ao prestigiado “Salão Jovens Talentos Brasileiros”, sediado no Senado Federal em Brasília, o que lançou luz sobre sua promissora carreira.

A arte dele também encontrou espaço em inúmeras matérias de jornais, revistas e mídias sociais, construindo assim um legado artístico que recebeu diversas premiações.

O marco mais recente em sua trajetória é a colaboração com a marca Havaianas. As obras de Vicente agora estampam a coleção “Havaianas Gerando Falcões”, que vai colocar a arte dele nos pés de pessoas não apenas no Brasil, mas também Além de Thiago Santeiro, também ilustram peças os artistas Lilo Viana, de Curitiba (PR), e Suellen Rodrigues, de Fortaleza (CE).

Obras do artista tem inspiração em comunidades de Natal

Vicente Santeiro ressalta a gratidão pelo reconhecimento a sua obra. “Além da gratidão pelo reconhecimento de tanto tempo de trabalho e uma dedicação séria à promoção da arte e da cultura, é também uma sensação de amadurecimento da minha arte. Porque quando o nosso nome chega a esse patamar, um degrau a mais acima, nos impulsiona a ser ainda mais responsável com nossa profissão”, afirma.

As influências e temas presentes em suas obras transitam entre o imaginário popular e as ricas tradições brasileiras, criando um diálogo visual único e profundamente enraizado na cultura do país.

Como parte da ‘Gerando Falcões’, a ‘Quebrada Cria’ é uma linha na qual se realça o trabalho e a produção cultural desenvolvida dentro das periferias. A obra utilizada no projeto é inspirada nas comunidades de Natal, especialmente, no Passo da Pátria e em Mãe Luiza.

“Eu não nasci na periferia, mas nasci e me criei em um bairro próximo ao Passo da Pátria [Zona Leste de Natal], mas por conta da proximidade do rio com o Passo da Pátria, eu e meus irmãos brincavámos sempre por lá, jogando bola, nadando no rio Potengi, passeando de canoa e pegando caranguejo. Lá foi o cenário da nossa infância. Depois, a comunidade foi ficando mais violenta e fomos saindo aos poucos. Mas é um lugar que temos no nosso coração com muito carinho. Então, quando fiz a arte, retratei uma periferia ‘saudável’, que parece mais um ‘interiorzinho’, já que normalmente elas são formadas por pessoas que vieram para a cidade trazendo as tradições religiosas do interior”, que teve o seu trabalho indicado para a marca através da parceria com o Projeto Motivar.

Quanto às técnicas, a versatilidade é uma marca registrada. Vicente Santeiro domina óleo sobre tela, acrílica sobre tela, aquarela, giz de cera e até materiais reciclados, mostrando sua habilidade em explorar diferentes meios de expressão.

Para a divulgação de seu trabalho, o artista encontrou no Instagram sua plataforma principal. Sob o perfil @vicente.santeiro, ele compartilha suas criações, conquistando seguidores e admiradores que são cativados por suas composições vibrantes e envolventes.

Coleção Quebrada Cria

A “Gerando Falcões” é um ecossistema de desenvolvimento social, idealizada por Edu Lyra, para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país. O foco é criar iniciativas transformadoras especializadas em serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela.

O ecossistema engloba mais de 6000 favelas espalhadas por todo o Brasil, atuando em estratégia de rede, com a formação de líderes sociais e acompanhamento de organizações.

A segunda coleção da ‘Quebrada Cria’ que integra a ‘Gerando Falcões’, campanha das Havaianas que conta com a participação do artista potiguar Vicente Santeiro, convidou três artistas de diferentes favelas do Brasil para estampar as sandálias e trazer a visão deles sobre o futuro da quebrada.

Parte das vendas vão a Gerando Falcões para “continuar incentivando a quebrada a criar”, destacou a Havaianas na divulgação das sandálias.

Vicente destacou que buscou na coleção retratar através de cores e analogias futurísticas um ambiente saudável. “Onde todos os direitos e deveres dessa quebrada estão em total harmonia com o bem-estar de todos. E foi nisso que pensei quando estampei a beleza de uma “simples’cidade”, concluiu o artista potiguar.

Artigos Relacionados

BLOLG

Maria Fribom lança pré-candidatura a vereadora em Porto Velho pelo PL Mulher

A empresária Maria Fribom, mulher casada, mãe e evangélica, lançou sua pré-candidatura...

BLOLG

Natal recebe nova edição da Feira de Livros e Quadrinhos (FliQ)

Com mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas, como quadrinhos, bate-papo...

BLOLG

Mensalidades escolares: reajuste poderá ser superior à inflação

O aumento nas mensalidades escolares de 2024 deve ficar acima da inflação....

BLOLG

No Senado, ministro Flávio Dino defende que Congresso regule as plataformas digitais

O ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu nessa quarta (13) a ideia...